Tony Stark além do homem de ferro |análise psicológica
Gênio, bilionário, playboy, filantropo… acho que todo mundo conhece o nosso amado e odiado iron man, um dos heróis mais marcantes de todos os quadrinhos, e agora depois do universo cinematográfico da marvel, ganhou mais destaque e consequentemente mais fãs, porém já parou pra pensar que existe um personagem ainda mais profundo que o homem de ferro? Tony Stark é a pessoa por trás da armadura tecnológica que salvou a tantos tantas vezes, mas o que sabemos sobre ele de fato? vamos tentar desmembrar um pouco do seu psicológico.
Vamos começar do começo, Tony Stark é herdeiro de uma família que tem indústrias de armamentos bélicos, e desde pequeno apresentava uma inteligência fora do normal, formando aos 17 anos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mostrando sempre ser muito promissor, e acompanhado disso, é natural da personalidade dele querer ser o centro das atenções, muito egocêntrico, o objetivo dele é sempre estar no topo, baseado nisso podemos supor que ele sofre do transtorno de personalidade narcisista, já que se enquadra em quase todos os possíveis sintomas, e pra exemplificar isso, temos já no primeiro filme dele, ele trocando todos os quadros e pinturas que provavelmente eram caras e famosas, porém quadros ou retratos dele mesmo, e a mais grave demostração seria ter transformado a export Stark que foi idealizada por seu pai pra mostrar as novidades da indústria, mas o Tony transformou numa feira pra se mostrar, se apresentou como rosto da empresa e só as suas armaduras importavam ali pra frentes, mesmo a indústria ainda inovando em outras tecnologías bélicas.
Mas vale também mostrar o crescimento dele como pessoa, principalmente após sua vivência com os vingadores, ele acaba se tornando uma pessoa mais empática, mais bem relacionada, sendo obrigado a trabalhar em grupo por um bem maior, não podendo se concentrar tanto em si mesmo.
Desde o inicio nós vemos que uma das suas maiores magoas é com o pai dele, por não ter sido uma pessoa tão presente para com a sua família, o que pode explicar o motivo pela qual o Tony Stark tem essa necessidade por atenção das outras pessoas, pra tentar suprir essa falta de atenção que sofreu do seu próprio pai a vida inteira, e pode explicar também por que se empenhou tanto para estudar coisas como engenharia e mecânica, que na cabeça dele criaria um vínculo muito grande com seu pai, já que eram as únicas coisas que os afastavam.
é interessante mostrar que com seu amadurecimento ele começa a agir de forma mais paternal com o homen aranha, tentando mais uma vez corrigir esta falta de atenção que tinha seu pai tentando se tornar um pai para o Peter já que também faltava isso nele.
Outro trantorno que provavelmente o Tony sofreu, foi o trantorno de estresse pós traumático, esse trantorno se da geralmente após eventos muito traumáticos, isso é apresentado pra nós mais no filme homen de ferro 3 onde ele demostra diversos sintomas de que não está bem pelos eventos que vem acontecendo, ele tem diversos pesadelos quase não dorme, fica com medo o tempo todo de acontecer algo com ele ou com as pessoas que ele ama.
é legal talvez pensarmos que a armadura além de o proteger fisicamente, pode ter um sentido simbólico também, ainda no terceiro filme quando ele se sente mais vulnerável ele tem quase um desejo patológico de proteção, cria cada vez mais armadursas e armaduras cada vez mais poderosas justamente pra suprir mais esse anseio de se sentir seguro e de proteger a todos, e chega ser irônico por que quanto mais protegido fisicamente ele estava mais ele sentia a necessidade de se sentir seguro, tendo ali vários ataques de pânico e até crises de ansiedade.
Mas eae conhecia esse lado do personagem? não se esqueça de procurar mais sobre alguns termos da psicologia mostradas nesse post e se por ventura indentificar com algum deles vale a pena procurar um psicanalista.