Síndrome da vibração fantasma – Entenda exatamente o que é

Síndrome da vibração fantasma: Aquela falsa sensação do celular vibrando.

Ele pode estar na bolsa, na calça jeans ou sobre a mesa, não importa; vez ou outra, a gente tem aquela sensação de que o celular está vibrando. Aí você para, checa o aparelho e nada: nenhuma ligação, nenhuma nova mensagem. Isso é o que os especialistas chamam de Phantom Ringtone (síndrome da vibração fantasma).

Síndrome da vibração fantasma - Entenda exatamente o que é
Síndrome da vibração fantasma – Entenda exatamente o que é

O conceito, segundo o coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, Cristiano Nabuco, não é tão novo e tem mais de uma década. Ela foi descrita pela primeira vez em um artigo publicado no jornal norte-americano New Pittsburgh Courier, em 2003. Desde então, vários cientistas de todos os lugares investigam esse assunto.

De acordo com a universidades de Indiana e Purdue (EUA), estudantes universitários estão mais propensos a ter essa Síndrome da vibração fantasma, de 290 pessoas ouvidas, 258 disseram sentir isso pelo menos uma vez em 15 dias.

Se você se identificou não se preocupe, assim como disse a psicóloga Anna Lucia King, professora da UFRJ, é apenas uma sensação, nada grave.

“É uma sensação apenas, não é uma doença. Você tem a impressão de que o aparelho está tocando, porque isso fazer parte do seu cotidiano, está mais ligado a um hábito”.

Mas porque isso acontece?

Isso acontece quando algo é rotineiro na nossa vida, nesse caso, o cérebro aprende que o celular pode vibrar a qualquer momento e acaba acionando essa memória sem mesmo percebermos, por isso a sensação parece tão real. Nosso cérebro foi treinado pra ficar em alerta por isso as vezes ele reage “do nada”.

“É a mesma coisa quando você fica pensando muito em uma comida, por exemplo. Se você fecha os olhos, acaba sentindo o cheiro, o gosto daquilo; ou quando pensa em um limão azedo e já começa a salivar”.

– Fábio Aurélio Leite, psiquiatra do Hospital Santa Lúcia e membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria

ATENÇÃO: quando a vibração fantasma acontece várias vezes ao dia e serve de gatilho para aumentar a ansiedade. O celular nos deixa sempre em um estado de alerta e expectativa, o que é muito cansativo e desconcentra.

“Por isso, é tão importante tirar um tempo sem o aparelho para se conectar de verdade às situações reais. Essa é uma forma de limpar o cérebro do estímulo e de prevenir a vibração fantasma”.

Eae, você tem ou já teve essa sensação? confesso que costumo ter com o despertador, é bem incomodo… Mas é isso, espero que tenham gostado do post de hoje, se sim, considere navegar no nosso site e até a próxima!