Record of Ragnarok e a polêmica da Netflix

Record of Ragnarok (trailer no final do artigo) é um anime estreado na Netflix no dia 17 de junho, baseado na obra escrita por Shinya Umemura e Takumi Fukui e ilustrado em mangá pelo grupo Ajichika. Mas o anime não foi liberado na Índia devido a polemica de um suposto preconceito religioso. A temática do anime mistura lutas marcantes, fantasia e mitologias diferentes. A animação fala sobre um torneio de lutas entre 13 humanos e 13 deuses, que se fazem presentes na série com características e personalidades variadas.

Sinopse oficial: Antes de serem erradicados pelos deuses, os humanos têm uma última chance de provar que merecem viver. Que comecem as batalhas do Ragnarok!

O anime causa polemica porque além de mostrar deuses de mitologias mostra também alguns que estão presentes em religiões atuais, ainda ativas.

Nos EUA, Rajan Zed, representante do Hinduísmo, publicou um comunicado que critica a representação do deus Shiva, o deus da destruição, no anime. Na publicação dizia que o deus Shiva foi retratado de uma forma erronea e que o significado desse deus foi minimizado na obra.

”As tentativas de distorcer os deuses e deusas hindus são uma forma de menosprezo às antigas tradições”

“Além de ferir os sentimentos, a deturpação criou confusão entre os não-hindus sobre o hinduísmo. O manejo insensível das tradições de fé [no mangá e no anime] às vezes resultou na banalização de doutrinas espirituais sérias e símbolos reverenciados”.

na melhor das hipóteses, desinformada, e, na pior das hipóteses, prejudicial”.

diz Rajan a respeito da forma retratada de Shiva no anime.

De acordo o jornal India West e o departamento de comunicações do governo do país, o India Post, a Sociedade Universal do Hinduísmo solicitou à Netflix que não transmitisse o programa no país. a Netflix não se manifestou até o momento sobre o assunto.

E você, já conhecia esse anime? Se a resposta for não e tiver interesse, você pode assisti-lo em qualquer lugar do mundo (menos na Índia), está disponível na plataforma da Netflix e possui 12 episódios.

Trailer:

Por hoje é isso, se você gostou desse post considere ver os outros. Até mais! 🙂