Instagram para crianças ?
Instagram para crianças, parece que os desenvolvedores da plataforma estão desenvolvendo uma versão para o público infantil, nas palavras deles é para as crianças poderem entrar no inevitável mundo das redes sociais com a maior segurança possível, atualmente a política do instagram tem sim como diversas outras redes uma recomendação de idade para a utilização de no mínimo 13 anos de idade, e no ato de cadastro e necessário informar sua data de nascimento como forma de tentar reduzir ou até mesmo proibir a entrada de menores de 13 anos na rede social, porém como já era de se imaginar não existe nenhuma forma de garantir a idade das pessoas efetivamente uma vez que basta mentir a idade e qualquer um pode entrar, bastava exigir um registro de pessoa física para assegurar que as medidas de cautela utilizado seja de veras efetiva, mas não eles preferem fazer uma rede social pra permitir que as crianças entrem em uma rede social destinada a adultos.
Existe para crianças do facebook um app oficial que seria o mensseger for kids, então esta ideia não é exatamente uma novidade, esse mensseger para crianças tem diversos tipos de controles parentais, e medidas de segurança para que somente crianças possam utilizar, é o mundo perfeito então? claro que não, essa mesma plataforma já teve alguns escândalo de crianças que estavam entrando em grupos com adultos, e vale lembrar que o facebook tem muito problema de privacidade que pode sim ser burlado eu diria com uma certa facilidade dependendo de alguns casos.
Claro que são projetos diferentes, mas sendo da mesma empresa vale sim a pena confirmar se valeria a pena desenvolver algo para pessoas ainda em formação, é um questionamento não apenas do cidadão comum mas de diversos especialistas na área.
O argumento dos executivos é que havia aumentado e muito o número de crianças que ou estava querendo ou já estaria utilizando o instagram por ser a “rede social ” do momento, mas é isso? criança quer, logo ela ganha? e como fica a parte do desenvolvimento e a ideia de limite?
Uma das piores críticas que foram apontadas seja talvez a que a plataforma youtube kids, sofre também, que é a ideia de viciar a criança em uma plataforma “segura” com a intenção de aumentar a utilização e eventualmente ela migraria para a plataforma original aumentando assim o número de usuários ativos na plataforma como um todo, se você forma essa critica mais pro lado pratico é como se as plataformas estivessem “treinando as crianças ” para as condicionar a um estilo de vida baseado em uso constante a um serviço em meio a tantos na internet.
Outro ponto a ser debatido, é a questão da saúde mental, por que quando se trata de um adulto espera-se que já tenha uma personalidade formada, salvo as exceções um adulto vai evitar aquilo que faz mal, mas e uma criança ainda em formação teria essa mesma consciência?
No final de tudo as redes sociais são apenas ferramentas e o controle esta com todos nós, no caso das crianças o controle fica para os pais, apenas foram levantados pontos validos para debates no mínimo necessários, mas é isso, se gostaram deste post, por favor considere ver os outros.