E se a terra realmente fosse plana?

Para os terra-planistas esta pergunta não faz muito sentido, mas vamos supor por um instante que realmente fosse possível ignorar milhares de anos de estudos que comprovam o contrário somente para este exercício mental , o que aconteceria se a terra realmente fosse plana?

Bom pra começar teríamos que perder a referencia que temos de estabilidade como a gravidade, porque funciona assim, a gravidade exerce força de forma idêntica para o centro de um objeto massivo, por isso é natural supor que como a força é igual de todos os lados cria-se esferas ou amontoados esféricos. Em um modelo de terra plana isso torna se inviável pois se aplicarmos um modelo semelhante de gravidade em um disco, tenderia a força ser aplicada ao centro e tudo que estivesse em volta estaria torto em direção ao centro, desde pequenas plantas até montanhas, tombadas pela força de atração do centro do disco hipotético.

Outro ponto importante a ser colocado, não haveria a possibilidade de existir distinção continental, seria um amontoado de terra no centro cercado por toda a água dos mares ao redor com tsunamis gigantes o tempo todo. Construções seriam praticamente impossíveis, qualquer coisa construída fora do centro do disco (que seria a terra) tenderia a ser puxado, prédios cairiam e casas teriam que ser muito baixas e muito fortes para se manter em um planeta nessa configuração de força gravitacional. Conforme fosse saindo do centro em direção aos polos, a força te puxando será tanto que uma reta seria como estalar os maiores picos que conhecemos.

Vale a ressalva que como não existiria a distinção continental (pois não teria como haver deslocamento de placas tectônicas), não existiria atividade sísmica nem vulcões nem montanhas muito altas.

O mais grave na teoria da terra plana é a ausência de um campo magnético que como já era de se esperar não seria possível em um disco. A falta de um campo magnético na terra plana faria com que nem a vida pudesse surgir pois dependemos da proteção que ela nos trás para concentração de alguns componentes necessários para a vida como concentração de ozônio da atmosfera ou controle de oxigenação.

Nesse ponto ficou claro que em uma terra plana não há a minima possibilidade de vida, mas vamos continuar supondo que seja possível. Nós não veríamos nunca mais uma mudança de estação do ano, já que não há inclinação e nem movimento de traslação terrestre, e sem movimento de traslação não seria possível medir nem mesmo o tempo como nós medimos, pois não haveria ano, nem mes, nem semana…

Sobre o sol, é a melhor parte. Se considerarmos que o sol é do tamanho exato do original, ele não caberia em uma terra plana, então ele teria que ser menor, se for menor ele não exerce influência sobre o rumo do planeta, fazendo nosso disco ficar a deriva no espaço, correndo risco de colidir o tempo todo com qualquer outro corpo celeste.

E por estes motivos não é possível um modelo de terra plana na forma como nós entendemos o mundo a nossa volta, seria necessário mudar conceitos muito importantes e já provados diversas vezes para sustentar uma hipóteses que não se sustenta nem com o básico dos fatos científicos. Mas e você, acredita na terra plana?