Celular sem carregador na caixa, faz bem para o meio-ambiente?

Só de imaginar que um dia teríamos que discutir se deveria ou não vim um acessório indispensável para o funcionamento do celular na caixa já parece uma loucura, porém a apple criadora de tendências que só ela, levantou um ponto interessante de que talvez fosse necessário diminuir o tamanho das caixas dos aparelhos para caber mais caixas em um transporte, diminuindo a necessidade de mais transportes para transportar a mesma quantidade ou até mais quantidades, impactando assim menos o meio-ambiente, se apoiando na teoria de que todos já temos um carregador em casa, reduziria a quantidade de lixo eletrônico no futuro, vejam que pensamento lindo a Apple teve, mas será mesmo? vamos descobrir.

Como dito um dos argumentos da Apple é que todo mundo já tem carregador em casa, e por isso só o cabo bastava, porém o não mencionado é que esse cabo seria entrada USB-C, sendo este um padrão “novo” na indústria a menos que você já tenha feito o upgrade anteriormente é pouco provável que tenha um em casa o que faria se necessário a compra de um carregador a parte, se o argumento era menos viagens para impactar menos o meio-ambiente como explicariamos essas entregas de carregadores extras que o consumidor final vai fazer para carregar o seu celular?

Outro argumento da marca seria o carregamento por indução magnética, o que tudo indica vá se tornar no futuro indispensáveis para carregar os seus aparelhos , vamos supor que você consumidor final opte por esta opção, seria apenas uma base de carregamento certo? errado! primeiro que a base também não vem com o aparelho então da na mesma, duas viagens mais problemas pro meio ambiente e este acessório também não vem com plug de tomada ou seja mais uma copra extra mais uma viagem para a entrega, e não esquecendo que a recarga por indução magnética e cerca de 50% menos eficiente para o carregamento, fazendo com que ele fique mais tempo carregando consumindo mais energia da sua casa e consequentemente impactando mais o meio ambiente.

Mas isso está revogando totalmente o argumento das empresas que optam por essa medida? não necessariamente, o argumento faz sentido no sentido corporativo pois a emissão tanto de poluentes quanto de lixo eletrônicos das empresas diminuem de fato, porém transfere esta responsabilidade para o consumidor final que sim vai ser responsável por fazer não só uma compra, mas duas ou talvez ate três, fora que financeiramente é mais benefício pra empresa vender itens separados.

Então é isso, o que você acha disso tudo? as empresas tiveram realmente a intenção de ajudar o meio ambiente ou foi apenas uma desculpa muito boa pra ganhar mais dinheiro?