A teoria dos 6 graus de separação
“A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram, que criou a teoria de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas.”
Sabe aquela pessoa que conhece uma pessoas que é amiga de um famoso? Isso é a teoria dos 6 graus de separação. Você pode não conhecer uma pessoa diretamente mas com certeza conhece alguem que conhece, ou conhece alguém que também conhece alguém que já viu essa tal pessoa. É bastante interessante pensar que estamos a 6 pessoas de conhecer o Whindersson por exemplo, ou o Makoto Shinkai, escritor de Naruto.
Apesar de parecer loucura olhando por essa perspectiva, a teoria é bem interessante e é daquele tipo que não dá pra provar 100% e nem refutar, porque pra isso alguém precisaria conhecer e entrevistar todo mundo e isso é humanamente impossível concorda? Mas ok, como e quando isso surgiu?
De início essa teoria era literária e não científica, ela foi criada em 1929 pelo escritor húngaro Frigyes Karinthy no livro Tudo É Diferente. Para Karinthy, os avanços na comunicação e nos transportes fariam com que, apesar das distâncias entre as pessoas, os circulos sociais ficassem cada vez maiores. Através dessa hipotese, um personagem investigou a ligação entre ele e um operário da Ford, nos EUA. Essa ficção serviu como base para estudos da matemática, computação e ciencias sociais.
E como toda teoria, tem que haver testes, e teve. O primeiro teste foi em 1960 o psicólogo Stanley Milgram enviou 300 pacotes a moradores dos EUA e nessa encomenda havia um bilhete onde pedia para essas pessoas fazerem os pacotes chegarem em Boston para uma pessoa específica, sem enviar diretamente a ele. Para isso cada um tinha que entregar o pacote para um conhecido a fim de fazer chegar nessa pessoa antes de ultrapassar os 6 graus de separação ( no caso, literalmente o numero de pessoas). No fim, 100 pacotes conseguiram chegar e passaram exatamente por 6 etapas.
mas ok, um bom numero de pacotes conseguiu chegar, mas nem todos, então o experimento foi um fracasso? Claro que não, o fato dos outros 200 pacotes não conseguirem chegar não significa que não poderiam ter chegado. As pessoas simplesmente entregaram os pacotes para o conhecido errado, mas como eu havia dito, é humanamente impossível ficar fazendo o teste com todas as pessoas até conseguir concluir o experimento com êxito.
Algum tempo depois também fizeram outros experimentos, em 2002 na Universidade da Columbia e em 2016 pelo Facebook, o resultado de ambos nao divergeram muito do primeiro, funcionou mas não 100% (lembrando, que não significa que não funcionaria).
Essa teoria é realmente muito interessante, por isso quis traze-la hoje pra vocês, mesmo que de forma resumida. Se divirtam e testem vocês mesmos, a experiência é muito interessante. Pensando agora… existe no máximo 6 laços de amizade entre eu e você kkkkkkkk <3
O canal MegaCurioso aplicou a teoria dos 6 graus de separação entre o Whindersson Nunes e o Albert Einstein é bem interrante se quiser entender melhor a prática.
Por hoje é isso, espero que tenham gostado, e se sim, considerem navegar no nosso site, tem muito coisa bacana também, até a próxima!